O setor de utilities, que abrange serviços essenciais como água, gás e energia elétrica, vem sendo mais demandado pelos consumidores, que querem receber serviços com alta disponibilidade e eficiência energética por preços mais acessíveis. Essas exigências estão trazendo maior necessidade de evolução por parte das empresas, especialmente as companhias elétricas. Isso porque cada vez mais as pessoas usam dispositivos que dependem de energia elétrica, desde o celular até o automóvel.
Para lidar com esses desafios, a internet das coisas, mais conhecida pela sigla em inglês IoT, tem sido vista como uma solução que irá acelerar o processo de inovação no setor. Neste artigo, vamos apresentar as principais tendências de aplicação de IoT nas utilities. Confira:
Otimização de processos industriais
A internet das coisas pode ser uma importante aliada na modernização da infraestrutura das prestadoras de serviços, especialmente no que diz respeito à operação. Com o uso da IoT nas utilities é possível conectar processadores, sensores, medidores e outros dispositivos a sistemas remotos de gerenciamento de dados, facilitando a tomada de decisão. O monitoramento das instalações com base em sensores também otimiza as atividades de manutenção e previne paradas desnecessárias, reduzindo custos.
Além disso, é possível aumentar a eficiência dos processos, sincronizando os sensores com as ferramentas de análise para identificar possíveis desperdícios de forma bastante precisa e conseguindo, assim, reduzi-los ou eliminá-los. A tecnologia também traz benefícios como a possibilidade de prever o consumo futuro, detectar oscilações em tempo real e disparar alertas.
Aprimoramento da rede de distribuição
As novas tecnologias de medição, conhecidas pelo termo em inglês “smart meters”, estão criando possibilidades inovadoras para a geração e a distribuição de energia. A novidade faz parte da tendência das redes inteligentes, que trarão maior confiabilidade e valor agregado aos serviços oferecidos aos clientes finais. Um relatório da Business Insider Intelligence projeta uma economia de US$ 157 bilhões para as empresas até 2035, por conta do uso dos medidores inteligentes.
Todas essas mudanças, que contam com a utilização da IoT, vão permitir a criação de um novo padrão de infraestrutura para o setor. Com a medição inteligente será possível coordenar geração, distribuição e consumo de energia, já que os smart meters proporcionam um canal direto entre as empresas de utilities e os consumidores. Um dos benefícios desse novo cenário será a oferta de tarifas flexíveis, por exemplo. Isso porque a conectividade aumentará, trazendo informações em tempo real sobre o consumo de energia, o que facilitará o planejamento do abastecimento e tornará a distribuição mais eficiente.
Oportunidades na cadeia de suprimentos
A modernização do setor passa também pelo aperfeiçoamento dos processos em toda a cadeia de suprimentos. Segundo um relatório da consultoria McKinsey, na próxima década a tecnologia 5G alcançará 80% da população global. Assim, os serviços conectados (também chamados de “connected services”) ganharão espaço no mercado. Tudo isso aliado à introdução da internet das coisas, estão se desenhando novos modelos de negócios, incluindo gestão de resíduos e data analytics.
Nesse contexto, as organizações que souberem usar dados para ajudar no processo de tomada de decisão terão grandes vantagens competitivas. O futuro da supply chain do setor elétrico passa por essa transformação. Cada vez será mais exigido das empresas que compõem a cadeia que elas estejam adaptadas a essa nova realidade, apoiando seus clientes a gerar dados acionáveis de forma ágil e confiável, para que possam construir análises úteis para os objetivos do negócio.
Em resumo
A chegada da tecnologia de IoT nas utilities está transformando o modo como as provedoras de serviços essenciais prestam serviços à população. As mudanças serão sentidas com mais força nos próximos anos, e irão otimizar processos, melhorar a oferta de produtos e serviços e trazer impactos para toda a cadeia de suprimentos.
Com os recursos do BYNE ControlONE, ajudamos nossos clientes a aumentar a eficiência de seus centros de operação, facilitando as conexões e gerando dados que trazem insights.