fbpx Skip to main content

As empresas do setor de óleo e gás lidam com operações de alta complexidade, e por isso seus processos são muito dependentes de tecnologia. O problema é que essa realidade acaba implicando na adoção de inúmeros sistemas e equipamentos para controle de diferentes atividades, o que aumenta os custos e cria a necessidade de manter as equipes treinadas.

Diante desse cenário, a convergência tecnológica é a palavra de ordem do momento. Em síntese, trata-se da integração de diversas tecnologias com o objetivo de prover serviços que antes demandavam a adoção de diferentes dispositivos ou softwares. Na comunicação crítica, por exemplo, a solução ControlONE é um recurso que proporciona a convergência de todos os meios de comunicação em uma única plataforma, independentemente dos protocolos e padrões utilizados pelas equipes corporativas e de campo. Quer saber mais sobre como a convergência tecnológica ajuda a aumentar a eficiência do setor de óleo e gás? Confira:

O que é convergência tecnológica

A convergência tecnológica é a unificação de infraestruturas e interfaces para oferecer serviços de tecnologia de forma mais simples e rápida. Ela pode ser implementada em redes ou em terminais, e tem sido usada em sistemas de comunicação que anteriormente necessitavam de múltiplos canais, equipamentos, protocolos e padrões não integrados entre si.

As tendências da convergência no setor de O&G

A convergência pode ser aplicada em diversas áreas da empresa, e não só nas redes de comunicação. No setor de óleo e gás, esperam-se para os próximos anos investimentos na integração de OT (operation technologies) e TI (tecnologias da informação). Na prática, isso significa unificar os sistemas de gestão das plantas industriais aos utilizados para controle dos departamentos administrativos, ou seja, conectar os dados do chão de fábrica e do corporativo em interfaces únicas.

A chegada da tecnologia 5G também irá trazer muitas novidades aplicáveis ao dia a dia de profissionais de instrumentação, elétrica, automação, mecânica e outros. A novidade vai implicar em necessidades de adequação e capacitação tanto das equipes quanto dos fornecedores. Entre os benefícios trazidos pela nova tecnologia, espera-se que haja aumento nos índices de disponibilidade de grandes máquinas e até de plataformas. Isso porque o 5G abre novas possibilidades, como por exemplo a implementação do chamado industrial IoT, que aumenta a conectividade sem fio em aplicações como a instalação de sensores sem cabeamento físico e robotização para redução de riscos.

Como tudo começou

Desde os anos 1990 já se falava em convergência entre telefonia fixa e móvel, mas os primeiros resultados só começaram a ser vistos na década seguinte. Naquele momento, o objetivo era simplesmente oferecer serviços que integrassem as comunicações via telefones fixos, celulares e internet. Com o tempo, desenvolveu-se a convergência entre diferentes redes, como por exemplo as de voz e as de dados, com todos esses serviços em uma só infraestrutura. O passo seguinte foi acrescentar os dados de vídeo a essa integração.

A utilização de terminais únicos para acesso a diversos serviços também começou na primeira década. Hoje os smartphones são um bom exemplo de equipamento com convergência que faz parte do nosso dia a dia. E quando se trata de setores da economia que demandam agilidade e segurança nos processos de comunicação crítica, a solução ideal precisa ter foco na experiência do usuário. Isso porque as tarefas simultâneas e o uso de múltiplas ferramentas tornam o processo dos centros de operações suscetível a falhas que podem ser evitadas com equipamentos que tenham a convergência nativa.

Em resumo

As empresas do setor de óleo e gás têm uma necessidade crescente de simplificar operações complexas, como é o caso da comunicação crítica em centros de operações. Em linha com esse objetivo, os recursos oferecidos pela solução ControlONE atendem às demandas por convergência tecnológica na comunicação de voz e dados por meio de uma plataforma que dá acesso simples e rápido a equipamentos como celular, rádio via satélite, internet e outros.

Quer simplificar a comunicação crítica de sua empresa? Conheça nossa solução